13013 | PT | São Paulo | SP

Sonia Coelho

 Principais áreas de atuação: Assistência Social, Feminismo, Saúde, Meio Ambiente.

Um projeto coletivo de pessoas que atuam nas lutas sociais, feministas, sindicais, antirracistas e da juventude. Sonia Coelho é uma das principais referências da Marcha Mundial das Mulheres em São Paulo. Contribui para manter o feminismo integrado às luta populares por direitos e democracia. Ela está junto das Frentes que buscam fortalecer a atuação da esquerda na luta para darmos um fim ao governo Bolsonaro. Dedica sua vida a construir uma cidade de São Paulo feminista, marcada pela igualdade, liberdade e solidariedade.

Sonia Coelho tem uma história de vida enraizada na luta. Na juventude, foi operária da indústria química. Depois, estudou Serviço Social e começou a trabalhar como assistente social na área de saúde em bairros da zona sul. Sempre foi lutadora! Atuou no Sindicato dos Químicos, no movimento estudantil e no Sindicato das Assistentes Sociais. Nos anos 1980, começou a militar nos movimentos populares e na construção do Partido dos Trabalhadores. Em 1987, na zona sul, conheceu a SOF Sempreviva Organização Feminista e o movimento de mulheres. Em 2000, participou da criação da Marcha Mundial das Mulheres, movimento internacional presente em mais de 60 países do mundo. Em 2018, Sonia recebeu o Prêmio Heleieth Saffioti, da Câmara Municipal de São Paulo, representando a Marcha Mundial das Mulheres.

Sonia está sempre em marcha, nas ruas e nas redes, lutando por um mundo feminista, popular e antirracista. Com propostas para uma Cidade Feminista e Popular: A vida e o cuidado no centro da política que garanta proteção social a todas e todos, com infraestrutura e cuidado com o meio ambiente. Com políticas públicas de educação, economia solidária, cultura e atenção integral à saúde Livre da violência contra as mulheres, à população negra e LGBTQI+. Com resistência, democracia e gestão participativa, enfrentando as políticas conservadoras e antipovo. Fora Bolsonaro!