45234 | PSdb  

Campinápolis | MT

Samira Tsibodowapre

Principais áreas de atuação: Meio ambiente, movimento indígena

Filha de pai Xavante e de mãe Terena, Samira é fruto desse encontro entre dois indígenas estudantes que moravam em Brasília na década de 1980. Ela nasceu em Brasília, em 1985, quando os pais trabalhavam a serviço da Funai. O pai era tradutor do idioma xavante e tornou-se um líder conhecido em Campinápolis, onde fica sua aldeia natal.

No início dos anos 2000, ele foi o primeiro indígena Xavante a ser eleito vereador na cidade. Inspirada na história do pai, que morreu em 2018, Samira está se candidatando pela primeira vez ao cargo de vereadora em Campinápolis.

O eleitorado Xavante é enorme: Campinápolis tem três Terras Indígenas, com mais de 100 aldeias, e mesmo assim, há poucos representantes indígenas na câmara, e por isso, dificuldades básicas na saúde e falta de oportunidades para a juventude indígena. Samira propõe, como vereadora, fiscalizar os trabalhos na saúde indígena, para que sejam realizados de forma correta e transparente. “Já existe atendimento, mas pode melhorar. Também podemos buscar apoio através de parcerias com universidades e outros órgãos. Não só esperar que a Sesai cumpra o seu dever”, diz.

Outra preocupação de Samira é em relação às queimadas, e ela propõe a criação de um centro de combate e prevenção a queimadas, para capacitar o povo indígena a combater e monitorar focos de incêndio na região, que é de cerrado preservado