65123 | PCdoB | Natal | RS

PEDRO GORKI

Principais áreas de atuação: Juventude, Educação.

Militante do movimento estudantil e um ativista pela esperança, potiguar, natural da cidade de Natal no Rio Grande do Norte, filho dos pais sindicalistas e militantes sociais João Oliveira, professor e advogado, e Carla Tatiane, advogada. Estudante de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), presidente da União da Juventude Socialista de Natal (UJS-Natal) e dirigente nacional UJS. Foi presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas – UBES durante o período de 2018 à 2020.

Gorki também é militante e dirigente do Partido Comunista do Brasil e faz da luta pelo bem comum uma sina desde pequeno, quando começou a atuar no movimento estudantil aos 12 anos de idade. Começou sua militância social no Movimento Estudantil em 2012, quando estudava em um colégio católico de Natal e a luta era para que sua escola tivesse grêmio estudantil. Depois das jornadas de junho de 2013, intensificou sua militância em favor das bandeiras do passe livre para os estudantes e contra o aumento das passagens no transporte público.

De lá pra cá, foi diretor de grêmios estudantis, liderou as ocupações de escolas no Rio Grande do Norte, foi presidente da União Metropolitana de Estudantes Secundaristas UMES-Natal e também da União Brasileira de Estudantes Secundaristas – UBES, onde liderou em 2019 uma série de movimentos estudantis que confrontaram a política educacional do Governo Bolsonaro e do Ministério da Educação – MEC.