40021 | PSB

Rio de Janeiro RJ

Michel Uchiha

 

Principais áreas de atuação: Cultura, Direitos Humanos, LGBTQIAP+, Mulheres, Política Racial

 

Nascido na cidade mais pobre do estado do Rio de Janeiro, Japeri e durante a infância precisou revirar lixo de escolas particulares para ter acesso a livros. Com 18 anos começou a trabalhar como camelô e enquanto vendia sorvete na rua estudava para o concurso da Marinha. Com muito esforço passou na prova e hoje é sargento com 10 anos de serviço ativo. Há 9 anos começou a fazer eventos literários no Rio de Janeiro e com isso também se tornou escritor e ativista LGBT+

Ao longo de 9 anos foram mais de 3 mil livros distribuídos nos encontros. Em 2019 liderou a manifestação contra  censura do Prefeito Crivella, a frente de um grupo de autores e leitores conseguiram impedir o recolhimento de livros de temática LGBT+.

Sofreu perseguição recentemente dentro da Marinha, onde oficiais abriram uma investigação por conta do posicionamento contrário ao governo Bolsonaro e por ter questionado os 89 mil recebidos pela primeira dama. Todo seu projeto é participativo e encabeçado por pessoas comuns, que querem trazer mudança e acabar com a necropolítica existente no Rio de Janeiro.