80520 | Unidade popular | 

contagem – mg

 

Merong Kamakã

Principais áreas de atuação: 

Unidade Popular pelo Socialismo é o mais novo partido político do país, nascido da organização do povo através da mobilização de diversos movimentos sociais com a proposta de lutar contra a exploração e opressão dos trabalhadores e das trabalhadoras, pelos direitos de todos os cidadãos e por uma sociedade mais justa. A pré-candidatura de Merong Kamakã é, assim como todas as candidaturas da Unidade Popular, construída de maneira popular, pelo povo, com o povo e para o povo.

Nascido em Contagem, Minas Gerais, ainda criança Merong foi morar na Bahia, onde transitava entre a aldeia e a cidade. Conta que suas lembranças da infância remetem à mescla entre o contato com a natureza e com o contexto urbano. “Quando criança, a vida era mais difícil porque não se vendia o artesanato para subsistência e também não tínhamos programas de apoio dos governos, o que pesava para uma família de seis irmãos”. Merong Kamakã foi morador da Ocupação Lanceiros Negros no Centro de Porto Alegre, é artesão, pai e militante das causas populares e defesa dos povos originários.

Sua pré-candidatura é pautada na valorização das políticas públicas, incentivo e apoio à pequenos artesãos e trabalhadores informais, na busca pelo respeito aos povos indígenas e no apoio as lutas populares!

“O indígena carrega uma carga histórica de sofrimento. Precisamos mostrar que não somos privilegiados. Somos parte do povo que sobreviveu a grandes massacres. Como pré-candidato não quero fazer a política suja que todos vem fazendo. Vi a Unidade Popular ser construída. Eram jovens, trabalhadores, homens e mulheres que se esforçaram ao máximo, firmes e fortes. O partido vem crescendo com o suor de muitas pessoas que querem ver esse país diferente. Atualmente, tenho que pagar aluguel, o que não me deixa ir com tanta frequência em casa. É muito importante ter um espaço no centro da cidade como tínhamos na época da Ocupação. Além do mais, a união das pessoas foi fundamental para manter a nossa organização. O que eu sei, o que eu sou, devo muito por ter morado na Lanceiros”.