13456 | Pt | miranda | ms

lindomar terena
Principais áreas de atuação: defesa dos direitos dos povos indígenas 

Lindomar terena nasceu e foi criado na aldeia Argola da Terra Indígena Cachoeirinha. Lindomar Terena terminou a escolarização e por ter que ajudar no sustento da família, teve que optar por seguir o caminho do pai, trabalhar no corte de cana nas usinas da agroindústria alcooleira dentro de Mato Grosso do Sul ou quando não havia serviços nessas usinas ia para fazendas ao redor da aldeia fazer changas (trabalho informal em fazendas).

Desde 2003, integra o movimento de luta pelo território tradicional. Casado, pai de três meninos, sempre cuidadoso com sua família no meio da luta que esteve envolvido, foi cacique da Aldeia Argola durante 2 anos com apoio da comunidade, em busca de melhor educação, preservação do meio ambiente, melhorias na saúde e proteção territorial.

Com o passar do tempo Lindomar Terena estava participando mais das atividades dentro de sua aldeia e começava a dar seus primeiros passos na política e participar de varias atividades também fora de sua aldeia. E assim Lindomar se tornou referencia de liderança no nível de estado, logo depois para o Brasil e ganhou reconhecimento em outros países.

Foi na ONU, que Lindomar levou a voz do nosso povo denunciando o genocídio indígena por conta da omissão do Governo Federal, a fim de garantir melhorias para a vida dos povos tradicionais. Além de questionar na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre o que tem sido feito para prevenir e punir crimes contra índigenas no Mato Grosso do Sul. Lindomar Terena também lutou ao lado de lideranças indígenas para evitar mudanças nos direitos constitucionais indígenas no Congresso Nacional.