13999 | PT | BELO HORIZONTE | MG

Barbara França

Principais áreas de atuação: Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Direitos Humanos.

A professora universitária e pós-doutora em planejamento urbano Bárbara França é obstinada na defesa do meio ambiente. Moradora do bairro Planalto, região norte de Belo Horizonte, há mais de 30 anos, chega em sua primeira candidatura tendo como principais bandeiras a defesa do meio ambiente, o direito à moradia e a inclusão social e ambiental. Aos 47 anos, a candidata tem propriedade sobre o planejamento de Belo Horizonte. Além disso, estudou os problemas urbanos e projetos da capital mineira por dez anos.

“As enchentes que anualmente causam estragos enormes na cidade são resultado de um planejamento que não se preocupou em conversar elementos urbanos com o meio ambiente”, explica.

Para enfrentar todos esses problemas de planejamento, Bárbara aposta na união entre o conhecimento que tem em planejamento urbano com as pesquisas realizadas ao longo de uma década sobre os projetos de Belo Horizonte. Ela defende que, para sanar todas essas desorganizações na elaboração arquitetônica da cidade, é necessário entendimento sobre o assunto e comprometimento para enfrentar essas questões.

Outra preocupação da candidata é em relação à mudança climática provocada pela ação humana. “Com políticas públicas que estimulem pequenas mudanças no cotidiano das pessoas, como o dia mundial sem carro e o engajamento no movimento mais árvores, é possível mitigar as mudanças climáticas, além de evitar mortes e as enchentes”, afirma.

Cristã progressista, a candidata é crítica à visão distorcida do cristianismo divulgada, principalmente, pelos parlamentares representantes da bancada evangélica das Câmaras Federal e Municipal. Para ela, práticas autoritárias e que violem os Direitos Humanos não devem ser associadas aos ensinamentos do próprio Cristo.